Estudo de chassis


Vamos entender...
Da mesma forma que em nossos corpos, existem médicos especialistas para cada parte do nosso corpo.


Se fossemos comparar os ortopedistas como em um corpo humano, seriam como os alinhadores para um chassis de veículos.

Desta forma os médicos se formam e treinam constantemente, para estarem aptos a novas tecnologias e atenderem cada vez melhor.

Neste ramo de lanternagem, chapeação, funilaria ou outro qualquer nome que se queira dar. Pouco se sabe de escolas que ministram cursos, quanto mais as que aperfeiçoam esses profissionais.

São poucos os fabricantes nacionais que colocam equipamentos para o mercado, geralmente são réplicas de máquinas usadas no exterior.
A grande diferença é que aqui são vendidas sem treinamento e sem mesmo terem seus métodos próprios para execução do serviço.

Os profissionais contam apenas com ensinamentos, auto de data, ou passados de um para o outro.

Enquanto as industrias automotivas se empenham em fazer laboratórios até em 3D, profissionais muito esforçados e pouco orientados fazem o que podem para recuperar os carros cada vez mais tecnológicos.

Em contra partida, a indústria coloca para fabricação de chassis e monoblocos, novas tecnologias de alta resistência. Chapas de Ardox de alto teor de carbono, são mais leves e finas, mais suas propriedades mecânicas não adequadas para as torções dinâmicas de um chassis, racham!


Todos dependem de mecânicos especialistas em seus assuntos, os lanterneiros podem conhecer de reparação de latarias e enquadramentos.
Já de alinhamento de chassis ou geometria de direção, não conhecem, e daí a confusão esta formada.

Ao contratar um serviço após um sinistro, geralmente o proprietário do veículo, não entende que em uma colisão o chassis e a suspensão podem ser afetados.
Geralmente  é o que acontece e os orçamentos ficam altos, para barateá-los, alguns lanterneiros assumem que podem fazer tudo.
Daí fica muito mais caro, pois farão o que não tem competência.





Não podemos construir as paredes de uma casa sem construir um bom alicerce, da mesma forma, não podemos fazer uma lanternagem sem alinharmos o assoalho do chassi. Quando isso acontece, os pneus ficam gastando errado, os vidros racham as trancas e travas das portas não funcionam ou até abrem durante uma viagem.
Entra água da chuva dentro do carro, e ficam aparecendo diversos outros barulhinhos que incomodam ao dirigir.
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Entenda como é feito corretamente:

Antes

Durante

Depois


 Aqui você entenderá que a pressa é a inimiga da perfeição.

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